domingo, 28 de agosto de 2011

AUTORA NA SALA DE AULA

Recebemos a autora Inês Carmelita na sala da turma 14, da Escola de Educação Básica Getúlio Vargas.
Bebatemos sobre a obra: RAFAEL - Um grito de alerta. Livro lido pelos alunos.
Lemos sua biografia, lemos seus poemas e conhecemos outros títulos de sua autoria. 







Foi bem interessante o encontro!!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

TRABALHANDO A LÍNGUA NA INTERNET








Contranarciso ( Paulo Leminski )

Em mim
Eu vejo o outro
E outro
E outro
Enfim dezenas
Trens passando
Vagões cheios de gente
Centenas

O outro
Que há em mim
É você
Você
E você

Assim como
Eu estou em você
Eu estou nele
Em nós
E só quando
Estamos em nós
Estamos em paz
Mesmo que estejamos a sos

terça-feira, 23 de agosto de 2011

LEMBRANÇAS (autora: Katharine Lopes - 19/08/2011)

       A turma 75 tem  amigos desde: a ladra de macaco, a tia da bala, ao cara que cai da moto, o saco de risadas e tem também os viciados em vôlei e ping-pong, tem os mais quietos, os mais fofos e fofas... Em torno de tudo isso existe a amizade.
     Não posso dizer que sou amiga de todos, mas por cada um sinto algo.
     Vou torcer que "rebolem" bastante... sempre estarei torcendo por vocês. Além disso estarei aí, às vezes, para fazermos bagunça.
     No Colégio Getúlio Vargas, turma 75, encontrei de tudo um pouco.Vou levar  comigo, especialmente os "rebolas": Gisieli, Eduarda, Gislaine, Júlio, Jordana, Beatriz, Pâmela, Lucas.  Ainda,  a saudade dos demais  colegas da sala.
     Obrigada por tudo.
     Então "rebola", pois estaremos sempre juntos!!




(Aluna despedindo-se da turma - transferido-se para outro turno da mesma escola G.V - Aula de Português prof. Aneli )

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Relações lógicas que sustentam os sentidos de um texto

     Os sentidos de um texto estão ligados à lógica. Buscamos sempre o fio condutor da organização da ideias e das informações: buscamos a lógica dos discursos. Quando usamos a linguagem, o fazemos seguindo uma certa lógica. Abordando o ensino da língua portuguesa em uma perspectiva teórica de linguagem como atividade social. Como situação sócio-comunicativa, não é possível desvincular os textos de suas situações de produção. Assim os gêneros e tipos textuais, a intertextualidade, a coerência e a coesão estão intrinsecamente relacionadas  numa harmonia solidária na construção da textualidade.
     Outro componente dessa harmonia são AS RELAÇÕES LÓGICAS. Essas relações hierarquizam e montam o "quebra-cabeças" da textualidade. Existem uma variedade de relações lógicas que podem ser estabelecidas entre as informações de um texto, focalizaremos apenas algumas como TEMPORALIDADE, IDENTIDADE, NEGAÇÃO E IMPLICAÇÃO.
     Como os fatos ou ideias que alimentam a composição desse mundo textual costumam guardar entre si uma ordenação de tempo, a relação lógica de temporalidade constitui um "fio de raciocínio" importante para a textualidade, assim também a identidade, que se define na comparação entre objetos semelhantes, dá condições para que, ao fazer referência aos objetos do mundo fora do texto, as expressões linguísticas se organizem textualmente.
     As pistas que levam ao reconhecimento dessas relações lógicas tanto podem estar mais intimamente ligadas aos elementos linguísticos que tecem a textualidade, como podem estar mais ligadas à situação sócio-comunicativa, "fora do texto" , articulando-o com o conheciemnto de mundo dos interlocutores.
     As negativas podem servir para orientar a compreensão do texto em uma certa direção da organização das informações ou para provocar reações do leitor/ouvinte que seriam diferentes se a construção linguística tivesse forma de afirmação. Por isso, em língua portuguesa, negar uma negação não é a mesma coisa que afirmá-la. Dá-se o nome de  escopo, da negação aos conteúdos de uma estrutura linguística que são negados.
     Ao ler um texto há também  "pistas"  que orientam sobre como articular esses conhecimentos (marcas linguísticas) que desencadeiam relações lógicas no texto. Muitas vezes essas informações não estão explícitas no texto: são relações de implicões. Podemos ir além do significado do texto, mas não se  pode depreender qualquer coisa a partirde uma frase ou expressão, porque na leitura e interpretação de um texto buscamos sempre a coerência do mundo textual. Depreendemos, portanto, ideias que façam sentido no conjunto da textualidade ( sinificados que estejam implícitos-implicados).Aprender a ler os sentidos implícitos é parte importante das habilidades de leitura que devemos desenvolver para nos tornarmos bons leitores.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

BEAUTIFUL

It's hard to love you this much
My shyness has to have an end
I need to lose my fear of talking
I have to speak out not to lose you
I miss you so much when you disappear
I feel like crying  your name out loud
It's almost madness, an obsession
There's only one way to make me happy
Make you stay in my life forever
Close to my eyes and my heart
I have to tell you
Every day, every night you're my dream
It's an endless passion
I give my life for a kiss
I want your for me

LINDO ( tradução - beautiful)

Difícil demais te amar assim
Minha timidez tem que ter um fim
Preciso perder o medo de falar
Pra não te perder vou me declarar
Morro de saudade quando você some
Dá uma vontade de gritar seu nome
Quase uma loucura, uma obsessão
Pra me sentir feliz, só tem uma saída
Fazer você ficar de vez na minha vida
Perto dos meus olhos e do coração
Eu preciso te dizer
Todo dia, toda noite
O meu sonho é você
É paixão que não tem fim
Dou a vida por um beijo
Quero ter você pra mim

Interdisciplinaridade e políticas públicas

     A gestão docente numa perspectiva interdisciplinar sustenta-se em bases que valorizam e recuperam dimensões como a imaginação, a criatividade e a intuição, que trabalhem o SER,O CONHECER e o CONVIVER.
     Os gestores docentes devem ser sujeitos-pesquisadores, capazes de interferir na realidade e construir com seus parceiros processos de interpenetração dos diferentes campos do saber.
     O gestor deve compreeender a realidade sobre a ótica da globalidade e da complexidade, numa visão holística da realidade.
     Isso pressupõe gestores docentes com atitudes diferentes,  serem assumidas, frente ao conhecimento.
     Precisamos substituir uma concepção Fragmentária para uma unitária, uma atitude de abertura, universalizando o saber. Uma atitude de copropriedade, comprometimento, engajamento, sensibilidade e treino na arte de entender e esperar.
     Esse desafio está dado, pois os problemas enfrentados pela sociedade moderna exigem uma gestão docente preocupada com políticas científicas e públicas que fomentem o trabalho e pesquisa interdisciplinar.
     As habilidades necessárias para que o profissional torne possível uma ação gestora nesta perspectiva interdisciplinar e inclusiva, será também aquele que tenha capacidade de "perceber" o texto e o contexto. Compreender quais são os princípios, normas e leis que o norteiam; ler o contexto que o envolve, a realidade, o cotidiano do seu espaço de trabalho para planejar, agir e projetar a VISÃO, MISSÃO, PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS e VALORES DA INSTITUIÇÃO para que estes estejam de acordo com as necessidades daquele contexto.
     As ações responsáveis de todos e cada um de nós nas nossas instâncias de atuação, promoverão mudanças que poderão ser lentas, mas que a médio prazo tornar-se-ão visíveis. A observância desses resultados, serão notados nas gerações vindouras, nos filhos, alunos e nossos pares daqui a vinte, trinta ou quarenta anos.
     Teremos gerações responsáveis por si, pelos outros e pelo planeta. Esses são resultados possíveis e pelos quais lutamos. Se não acreditarmos nessa possibilidade concreta de intervenção de cada um de nós como sujeitos e educadores, na construção de um MUNDO e de um HOMEM  melhores, então realmente, precisamos  nos avaliar, estamos DOENTES.